Conecte

Gestão

Só os paranoicos sobrevivem

Postado

em

Inteligência Artificial Inovação Adaptação Transformação digital Luiz Antonio Barbagallo

A IA – Inteligência artificial nos próximos anos modificará radicalmente a forma como trabalhamos. No decorrer da história a humanidade sempre se deparou com eventos, inovações e situações que mudaram completamente o modo de vida, de produção e trabalho.

O advento da IA é só mais uma entre tantas mudanças. Andrew Grove, o executivo que levou a Intel ao posto de maior fabricante mundial de chips de computador define essas mudanças, em que aparentemente não há saída, como “pontos de inflexão estratégica”.

No livro cujo título é o mesmo desse artigo, Andrew narra a seguinte história relacionada com o processador Pentium da Intel: um professor de matemática revelou que algo não ia bem com a capacidade do processador em realizar cálculos, pois encontrou um erro de divisão em determinados problemas matemáticos. O defeito já tinha sido detectado pela empresa e causava, pasmem, um erro de divisão uma vez a cada nove bilhões de divisões. A partir daí o livro narra o pânico e todas as ações da empresa para corrigir e comunicar isso ao público de modo a não abalar a credibilidade da Intel.

Pontos de inflexão estratégica, como define Andrew, podem ocorrer, assim como ocorreu na Intel, por uma falha da empresa, por mudanças de mercado, eventos econômicos, entre outros. A paranoia está em ficar atento e tomar caminhos e ações para contornar essas mudanças e seguir em frente. Muitos não conseguem e simplesmente ficam pelo caminho. Exemplos não faltam. Vejam o que aconteceu com a mídia impressa, onde grandes editoras fecharam e a tiragem dos jornais impressos simplesmente despencou, pois a internet dá a notícia em tempo real. Outro exemplo é o serviço de locação de filmes, tão popular nas décadas de 1980 e 90, e que simplesmente desapareceu com os serviços de streaming.

Posso ficar aqui e dar dezenas de exemplos não só ocorridos nos séculos XX e XXI, mas nos anteriores também, como a revolução industrial no período de 1760 e 1840. Se você quer saber mais sobre o assunto, recomendo o livro “Só os paranoicos sobrevivem”. Autor:  Andrew S. Grove – Editora Futura.

Continue Lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Gene Simmons e o fim do Rock – Blog do Barbagallo

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *