Conecte

Finanças

Diferenças entre os Métodos de Custeio para a Análise da Margem de Contribuição de Cada Produto

Análise de custeio por absorção e direto impacta margens e decisões de produto

Postado

em

Na disciplina “Análise de Custos e Formação de Preços”, um dos primeiros tópicos é a diferenciação entre os métodos de custeio por absorção e custeio pelo método direto.

A diferença fundamental entre ambos é que, no primeiro, todos os custos são atribuídos ao produto, sejam eles diretos ou indiretos. No caso do custeio direto ou variável, apenas os custos variáveis são considerados como parte do custo do produto.

Para além de apenas definir por um método ou outro o custo do produto, importa verificar a margem de contribuição de cada método para a lucratividade do negócio. Devemos considerar que no primeiro caso, quando analisamos a margem pelo método por absorção, poderemos ter a falsa impressão de que determinado produto contribui negativamente para o resultado final. Isso pode levar a considerações do tipo abandonar ou não a produção do mesmo.

Vamos considerar o exemplo no quadro a seguir. Os custos dos produtos “X” e “Y” estão elaborados pelo método por absorção. O método de rateio dos custos fixos foi por proporção de Mão de Obra Direta.

Ao calcularmos a contribuição de cada um para o resultado da empresa, verificamos que, de acordo com o preço de venda sugerido para o produto X, que é de R$ 40,00, haverá uma contribuição negativa de -2,4%.

A margem final para a soma dos dois produtos será de 3,7%

Considerando agora a formação do custo pelo método variável, o custo do produto X passará a ser de R$ 34,00, conforme demonstrado no próximo quadro.

Novamente, calculamos a contribuição de cada produto para o resultado final:

Verificamos agora que a margem de contribuição do produto X passou de negativa (-2,4%) para positiva (15,0%). A margem final para os dois produtos continua sendo de 3,7%, contudo, por essa análise demostramos que o produto X contribui positivamente para o resultado final, ao contrário do que demonstrou o método indireto.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *