Gestão
Etarismo e Trabalho
Profissionais 60+ superam etarismo e transformam o mercado

Aos 62 anos, Harland Sanders deu os primeiros passos no desenvolvimento do KFC, abrindo seu primeiro restaurante em Salt Lake City, Utah. No Brasil, temos o exemplo de Roberto Marinho que fundou a TV Globo aos 60 anos.
Esses são alguns exemplos conhecidos, porém há um universo enorme de empreendedores 60+ no Brasil. Levantamento do Sebrae, baseado em dados da Receita Federal e do Portal do Empreendedor, aponta que há no país 15.862.868 empreendedores com 60 anos ou mais na categoria Microempreendedor Individual (MEI).
Mas, a contribuição de pessoas com mais de 60 anos não se limita ao empreendedorismo individual, pois há diversos profissionais nessa faixa etária que atuam no mercado de trabalho.
A geração Baby Boomers, que se refere às pessoas nascidas após a segunda guerra mundial e é agora chamada de Geração Prateada, se destaca ao unir a experiência profissional adquirida ao longo dos anos com as técnicas e ferramentas utilizadas no trabalho atualmente. Particularmente entendo que essa união entre a experiência e as novidades do trabalho atual é o melhor dos mundos.
A população brasileira está envelhecendo rapidamente, e a mão de obra jovem está diminuindo, com isso, não dá para abrir mão dos mais velhos.
É preciso acabar com o chamado etarismo no trabalho. Discriminações que se traduzem em dificuldade na busca por um emprego, tratamento desfavorável, falta de oportunidades de aprimoramento e todo o tipo de atitude que venha a prejudicar esses profissionais experientes não cabe mais nos dias de hoje. Excluir profissionais com mais experiência pode reduzir a diversidade e o conhecimento dentro da empresa, fazendo com que ela perca oportunidades.

Para finalizar este texto, coloco mais um exemplo de um jovem senhor que teve a feliz notícia de uma promoção aos 60 anos de idade. Com mais de 40 anos de experiência na área financeira, Economista de formação, com Pós-graduação em Administração e Mestrado em Finanças, foi promovido a Economista de uma entidade de classe em 2020. Empolgadíssimo com a nova função, já que é economista, tem agora a oportunidade de trabalhar com análises econômicas.
Esse profissional que agora vive um recomeço na carreira se chama Luiz Antonio Barbagallo, ou seja, sou EU.
