Gestão
O Grau de Alavancagem Operacional e o Outsourcing
Alavancagem operacional amplifica lucros e prejuízos com custos fixos e outsourcing

Alavancagem operacional é a capacidade de utilização dos custos fixos para “alavancar” o lucro da empresa. Segundo Gitman, “alavancagem é definida como a capacidade de utilizar recursos fixos para aumentar o retorno de seus proprietários”.
Alavancagem Operacional ocorre devido à existência de custos e despesas fixas. Como esses custos não variam com o aumento ou diminuição das vendas, o uso desses itens fixos aumenta os efeitos das variações nas vendas sobre o LAJIR – Lucro Antes dos Juros e Impostos.
Medimos o GAO Grau de Alavancagem Operacional dividindo a Variação Percentual do LAJIR pela Variação Percentual das Vendas.
GAO = Variação percentual no LAJIR
Variação percentual nas vendas
Exemplificando temos:


Note que um aumento de 37,5% nas vendas alavancará o lucro em 2,67 vezes, contudo uma redução no mesmo percentual alavancará o prejuízo na mesma magnitude.
Uma empresa alavancada dilui os custos fixos em uma produção e venda maiores, aumentando a escala.
Algumas empresas, para minimizar os riscos em épocas de baixa nas vendas, preferem reduzir o grau de alavancagem, substituindo alguns custos e despesas fixas por variáveis, e uma das formas de fazer isso é pelo Outsoursing.
O Business Process Outsourcing (BPO) é uma forma de transformar alguns custos fixos em variáveis.
Outsourcing refere-se à terceirização. Se, por exemplo, sua empresa tem uma área de logística terceirizada, com diversos profissionais da empresa contratada alocados na área, pode-se pedir redução de funcionários em épocas de baixo movimento, quando menos funcionários são necessários. Com isso reduzimos os custos fixos com logística, diminuindo os efeitos da alavancagem operacional no período.
Esse é apenas um exemplo de como minimizar os efeitos da alavancagem em períodos restritivos do mercado, mas pode-se aplicar o processo em outras áreas da empresa.
