Rock
Black Sabbath e Mamonas Assassinas: O que Há em Comum entre as Duas Bandas?

Black Sabbath
Birmingham, distrito situado no centro-oeste da Inglaterra, é uma região operária que passou a ser relevante economicamente a partir da revolução industrial. Foi nessa região que nasceram Terence Michael Joseph “Geezer (Geezer Butler), baixista, Anthony Frank Iommi (Tony Iommi), guitarrista, William Thomas Ward (Bill Ward), baterista e John Michael Osbourne (Ozzy Osbourbne), vocalista. Sim, estamos falando do Black Sabbath
Em comum, todos vinham de família humilde, insatisfeitos com a vida operária de seus pais, e tinham o mesmo sonho: viver de música.
Em 1967 formaram uma banda chamada Earth. Tocavam blues, às vezes tocavam de graça, faziam recepções de casamento, entre outros. Após uma breve saída do guitarrista Tony Iommi para tocar no Jethro Tull, ele volta para a banda decidido a fazer algo sério, ou seja, trabalhar duro.
Não tinham preocupação com o nome, até que, a partir de um filme de terror chamado Black Sabbath, assistido por Geezer Butler, o nome foi sugerido.
Tony Iommi, indagando do porquê as pessoas pagavam para assistir coisas que provocavam medo, disse: por que não paramos de fazer blues e começamos a escrever músicas que dão medo? A partir daí o foco da banda mudou e o resto é história.
Mamonas Assassinas
Formada pelo vocalista Dinho, o guitarrista Bento, o baixista Samuel, o tecladista Júlio e o baterista Sérgio, os Mamonas Assassinas tinham a marca da irreverência em suas músicas, mas nem sempre foi assim.
Inicialmente chamada de Utopia, tocavam covers de diversas bandas de Rock. De uma maneira inusitada, Dinho se incorporou à banda de Guarulhos quando em um show no parque Cecap, em Guarulhos, o público pediu a música do Guns N’Roses, “Sweet Child o’ Mine”. Como não sabiam cantar, pediram para alguém da plateia subir ao palco e cantar. Dinho subiu e sua performance escrachada lhe garantiu um lugar na banda.
Em 1992 produziram o vinil Utopia. De mil cópias, venderam apenas cem, pois as músicas não empolgavam.
Durante os ensaios faziam canções e paródias para se divertirem, e perceberam que essas canções eram muito bem recebidas pelo público. Foram paulatinamente apresentando algumas paródias nos shows até que, bem, o resto é história.
O que há em comum entre o Black Sabbath e o Mamonas Assassinas se resume em uma palavra: Insight.
De origem na língua inglesa, Insight significa compreender intuitivamente uma pessoa, um público ou uma coisa. Os integrantes do Black Sabbath e do Mamonas tiveram aquela lâmpada acendendo sobre suas cabeças e identificaram uma oportunidade, um nicho a ser explorado.
Não precisamos ser astros de rock para fazer com que nossos insights nos ajudem. Podemos ter insights em nossa vida profissional, em nossos negócios, como novos empreendedores, enfim, em nossa vida. Para tanto, é necessário ter visão ampla do mundo à nossa volta, ficarmos atentos às oportunidades, agir no momento certo e não deixar nossa vida correr no automático.
Quem faz sempre a mesma coisa recebe sempre a mesma coisa. Fique atento a seus insights!!
Para saber a história completa das duas bandas, recomendo os livros a seguir:


