Educação
O Trabalho do Professor e a Inteligência Artificial
Aliada, não substituta: como a Inteligência Artificial liberta o professor para focar no insubstituível valor da conexão humana e da criatividade
Vivemos tempos em que o conhecimento está a um clique. Se há dúvida sobre determinado assunto, vamos lá para o ChatGPT perguntar. Isso nos leva à reflexão sobre o papel do professor, pois muitos podem acreditar que seu trabalho pode ser substituído pela Inteligência artificial.
Se a noção que se tem do docente é de apenas um repassador de conhecimento, essa crença poderia ser verdadeira, porém, seu papel vai muito além disso, se não fosse assim, essa lógica poderia prevalecer no passado através dos livros, pois bastaria consultá-los para absorver o conhecimento.
A IA, como os livros, é uma ferramenta de auxílio à aprendizagem que aumenta a produtividade dos mestres na execução de seu trabalho. Nós, professores, podemos fazer uso da ferramenta para, por exemplo:
- Analisar o desempenho de cada aluno, verificando seus pontos fracos e fazendo ajustes na didática;
- Criação de planos de aula;
- Elaboração de avaliações;
- Criação de novos materiais didáticos;
- Correção de trabalhos e atividades.
Essas e outras facilidades criarão sobras de tempo para que o professor se concentre em sua criatividade didática, elevando o nível de ensino.
Precisamos ter em mente também que, apesar de ser, como os livros, uma ferramenta, por sua rapidez e entrega do produto pronto, corre-se o risco dos alunos simplesmente a utilizarem como substituta do seu próprio trabalho e raciocínio, e esse, é o pior dos cenários.
Nessa situação a criatividade do professor deve prevalecer. Aplicar sua disciplina em situações reais do dia a dia dos alunos, promover debates, selecionar as formas de consulta e discutir os materiais colhidos pelos alunos são algumas das formas de transformar a tecnologia em aliada.
Acredito que não haverá substituição dos docentes pela IA, pois a empatia, a troca de ideias e a conexão com os alunos são essenciais no processo de aprendizado. Se trabalharmos da forma correta, a IA só tende a potencializar a capacidade pedagógica dos profissionais de educação.
