Educação
Aproveite o Tempo no Ônibus e no Carro
Como transformar momentos ociosos do dia a dia em oportunidades de aprendizado e bem-estar

Certa vez assisti um trecho de uma palestra do juiz de direito e conferencista espírita Haroldo Dutra Dias, em que ele abordava a questão da queixa cotidiana com pequenas coisas. O exemplo abordado era de que diariamente ele, ao se dirigir ao trabalho, enfrentava um bom tempo no trânsito caótico da cidade. A situação, evidentemente irritante, era motivo de queixas e lamentações.
Um dia ele foi convidado a palestrar em outro país, cujo idioma era o castelhano. Como a data estava próxima, e seu espanhol não estava lá muito bom, resolveu que iria aproveitar o trajeto de casa ao trabalho para ir ouvindo as aulas no aparelho de CDs do carro. A ideia foi tão boa que quando ele chegava ao trabalho pensava: nossa, já cheguei!
Essa situação nos mostra que dependendo da ótica em que enxergamos a situação, ela pode ser bem favorável a nós. De um tempo perdido, Haroldo passou a aproveitá-lo e agregar mais conteúdo útil à sua vida. Bem melhor do que se lamentar não é mesmo?
Trabalhei por 13 anos na antiga Editora Abril, de 1980 a 1993 e na época foi lançada a série de livros “Os Economistas”. Gostaria de ter adquirido a coleção, mas o tempo passou e acabei não comprando. Recentemente baixei os volumes em meu Kindle, mas com todas as minhas atividades nos finais de semana preparando as aulas na faculdade ou com outros compromissos, acabava lendo muito pouco da série.
Gasto em média 30 minutos no trajeto da minha casa até o centro de São Paulo, na sede da ABAC, e, evidentemente, a solução óbvia foi ler no ônibus. O resultado está sendo ótimo, pois já li Adam Smith, Ricardo, Malthus, Friedman, Schumpeter, Walras, Stuart Mill, Samuelson, Marshall e alguns mais.
Vale para os estudos, vale para atividade física. A velha desculpa de que somos sedentários por não termos tempo para a academia também pode se encaixar nessa situação. Meu médico tem 73 anos e falou que não pega mais o elevador no trabalho, pois sobe os 12 andares de escada. Sugeriu que eu fizesse o mesmo, e estou fazendo. Chego ao trabalho e vou de escada. Pelos cálculos, os degraus que subo equivalem a 10 minutos de academia diariamente.
Resumindo, só precisamos ter criatividade para aproveitar o tempo e obter ganhos para nossa vida, sejam intelectuais ou para a saúde.
