Conecte

Economia

Índice de Confiança do Setor de Consórcios – ICSC registra ligeira alta de 0,3 ponto e fecha com 63,7 pontos

Enquanto os bons resultados do sistema no segundo trimestre projetam boas perspectivas para o terceiro, na contrapartida, a insegurança econômica sinaliza cautela

Postado

em

Imagem conceitual no estilo de infográfico. Uma grande lupa está posicionada sobre um mapa estilizado do Brasil. Dentro da lupa, a cena é clara e otimista, com um gráfico de barras verde subindo e o texto "ICSC 63,7". Fora da lupa, o mapa do Brasil tem um filtro mais escuro e acinzentado, com linhas de gráficos voláteis e símbolos de alerta, representando a incerteza econômica. A imagem simboliza a confiança específica do setor de consórcios em contraste com a cautela econômica geral. Alta resolução, proporção 16:9.

O Índice de Confiança do Setor de Consórcios – ICSC, criado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), chega ao seu sétimo resultado em julho. Buscando referenciar os agentes dos mais diversos setores econômicos, consumidores e participantes do Sistema de Consórcios, sua metodologia de cálculo objetiva medir qual é o nível de confiança das associadas da entidade no desempenho do mecanismo.

Além dos tradicionais indicadores estatísticos, divulgados mensalmente, a ABAC informa que o mais novo resultado do ICSC apontou crescimento nas expectativas setoriais para curto prazo. Em julho, a avaliação, sempre baseada nas respostas recebidas, apontou 63,7 pontos, 0,3 ponto acima do último levantamento. 

Para Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC, “ao findar o segundo trimestre de 2025, o ICSC, apesar do ligeiro aumento registrado, observou duas tendências contraditórias de expectativas. Primeiramente, as respostas sobre a economia brasileira expressaram insegurança e recomendaram cautela baseada no comportamento registrado no segundo trimestre deste ano, apoiadas fortemente pelos indicadores econômicos que mostram preocupação e que puxam o ICSC para baixo. Em contrapartida, relativamente ao Sistema de Consórcios, as administradoras apresentaram, em sua maioria, avaliações bastante positivas, que se refletiram na ligeira alta de 0,3 ponto e manutenção de boas perspectivas para o próximo trimestre”. O economista analisa que a elevação apresentada no ICSC mostra, da mesma forma que os outros setores, algumas incertezas sobre a economia brasileira em 2025. Porém, destaca que relativamente ao consórcio, a percepção é de crescimento para este ano.

No ICSC, a variação de 0 a 100 pontos sinaliza que, estando acima de 50 pontos, indica a confiança dos empresários. Em contrapartida, abaixo de 50 pontos demonstra a falta dela. Portanto, com o aumento, o ICSC, ao permanecer acima dos 50 pontos, reflete a confiança das administradoras de consórcios associadas à ABAC.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *