Conecte

Economia

Índice dos consórcios registra baixa, porém acima da média

ICSC reflete cautela, mas mantém otimismo no setor de consórcios em 2025.

Postado

em

Ilustração de um gráfico estilizado mostrando o Índice de Confiança do Setor de Consórcios (ICSC) em 60,8 pontos, com uma leve queda, em tons de azul e cinza. Ao lado, uma figura abstrata de um economista analisa o gráfico, cercada por ícones como uma calculadora, o logotipo da ABAC e símbolos de crescimento (setas e uma casa), representando otimismo no setor de consórcios em janeiro de 2025

O Índice de Confiança do Setor de Consórcios – ICSC, criado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), chega ao seu quinto resultado em janeiro. Com o objetivo de referenciar os agentes dos mais diversos setores econômicos, consumidores e participantes do Sistema de Consórcios, considera a confiança das associadas da entidade na modalidade, especialmente no início de um novo ano, como um indicador de realização de objetivos e incentivo à cadeia produtiva, fomentando a economia brasileira.

Além dos tradicionais indicadores estatísticos, divulgados mensalmente, a ABAC informa que o mais novo resultado do ICSC apontou retração sobre as expectativas setoriais para curto prazo. Em janeiro, a avaliação, sempre baseada nas respostas recebidas, apontou 60,8 pontos, 1,9 ponto abaixo do último levantamento. 

Para Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC, “no início de 2025, o ICSC, com pequena queda, ponderou a cautela destacada principalmente com relação ao comportamento da economia brasileira, nos últimos meses do ano passado, na qual a quantidade de respostas com opções negativas puxou o indicador para baixo. Em contrapartida, relativamente ao Sistema de Consórcios, as administradoras de consórcios apresentaram avaliações positivas, em sua maioria, minimizando a tendência e possibilitando a manutenção de boas perspectivas para o início deste ano”. O economista analisa que a pequena queda apresentada no ICSC reflete, da mesma forma que os outros setores da economia, algumas incertezas sobre a economia brasileira em 2025, porém destaca que em relação ao consórcio a percepção é de crescimento para este ano.

No ICSC, a variação de 0 a 100 pontos sinaliza que, estando acima de 50 pontos, indica a confiança dos empresários. Em contrapartida, abaixo de 50 pontos demonstra a falta dela. Portanto, apesar da retração, o ICSC, ao permanecer acima dos 50 pontos, ratifica a confiança das administradoras de consórcios associadas à ABAC.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *