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A Imagem no Processo de Aprendizado: Um Exemplo com Juros Compostos

Imagens como bola de neve ajudam a reter conceitos de juros compostos

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Ilustração de uma bola de neve rolando montanha abaixo, simbolizando o número 1 na fórmula de juros compostos, com neve representando a taxa de juros (10%) e linhas curvas indicando o tempo (2 meses). Ao fundo, um gráfico mostra o crescimento de 1,21 (21%) em tons de azul e branco, com um livro aberto de Matemática Financeira e um cérebro estilizado destacando a memória, em tons de verde e amarelo

Associar uma imagem ao conceito daquilo que estamos aprendendo pode ser uma ferramenta poderosa.

Nosso cérebro tem certa dificuldade em processar na memória de longo prazo, determinados conceitos e informações, porém, quando associamos esses conceitos e informações a imagens, algumas áreas do cérebro ligadas à nossa percepção visual são ativadas e nos ajudam a reter e assimilar o conteúdo de interesse.

O aprendizado, quando desenvolvido dessa forma, fica mais leve e menos cansativo, pois maneiras diferentes de enxergar um problema podem abrir nossa mente e despertar a criatividade.

Muito utilizada na alfabetização das crianças, o uso das imagens pode e deve ser utilizado também para o aprendizado de pessoas de todas as idades e níveis de ensino.

Cito um exemplo que sempre utilizo nas minhas aulas iniciais de Matemática Financeira na faculdade em que leciono, que é a finalidade do número 1 na fórmula dos juros compostos, pois alguns alunos de início, tem dificuldade de entender o porquê de ele estar lá.

O número1 tem a finalidade de permitir a capitalização, ou melhor, o acúmulo de taxas sobre taxas. Se, por exemplo, quisermos acumular 10% ao mês em dois meses na capitalização composta, temos que multiplicar 1,10 x 1,10 que será igual a 1,21. Retirando o número 1 temos 1-1,21 = 0,21 ou 21%. Se fizéssemos a conta sem o 1 teríamos 0,10 x 0,10 = 0,01 ou 1%, ou seja, não iriamos acumular a taxa, pois ela diminuiria.

Para associar o número 1 a uma imagem, utilizo a figura de uma bola de neve rolando em uma montanha.

A bola de neve seria o número 1, a neve a taxa de juros (i), e o tempo (n) seriam as voltas que a bola dá ao rolar montanha abaixo. Bem sugestivo para quem vê seu cheque especial virar uma bola de neve.                                             

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