Conecte

Rock

O show de Alice Cooper no Brasil em 1974 e a Compra (ou não) de Seus Equipamentos pela Cantora Rita Lee

Alice Cooper no Anhembi: um marco do rock em meio a desafios econômicos.

Postado

em

Ilustração de Alice Cooper no palco do Anhembi em 1974, com maquiagem marcante, cantando 'Hello Hooray', cercado por uma multidão vibrante de 80 a 100 mil pessoas em tons de roxo e laranja. Ao lado, Rita Lee com cabelo vermelho tenta negociar equipamentos musicais, bloqueada por uma cerca simbólica de 'economia fechada' com cifrões, representando as dificuldades econômicas da época

Em 30 de março de 1974 ocorreu o primeiro grande show internacional de Rock no Brasil. Alice Cooper e sua banda se apresentaram no Anhembi, e eu estava lá com meu amigo João Eduardo.

Estima-se entre 80 a100 mil pessoas no local. No início da segunda música, que foi Hello Hooray, começou um tumulto com pessoas sendo pisoteadas, empurradas, e tudo teve que ser interrompido até que a plateia se acalmasse. O show foi realmente marcante.

O sonho de muitos jovens era de ter uma banda e seguir os passos de seus ídolos, contudo, equipamentos musicais eram caros e poucos podiam comprá-los.

Vivíamos uma época de economia fechada, e tínhamos pouco acesso a produtos importados. Os artigos  nacionais eram caros e no mercado de instrumentos musicais não era diferente. O país tinha problemas com sua dívida externa e o controle cambial era rigoroso. Comprar equipamentos importados era caro e difícil.

Neste contexto, ocorreu um fato curioso na época, o de que Rita Lee teria tentado comprar os equipamentos da banda. Alguns dizem que comprou, outros que não, pois Alice ainda teria outros shows na América do Sul, o que o impediria de vende-los.

Se comprou ou não, o fato é que talvez a dificuldade econômica da época pode ter sido o motivo da tentativa, o que demonstra o quanto o controle do estado na economia pode ser prejudicial em todos os setores, até no musical.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *