Rock
O show de Alice Cooper no Brasil em 1974 e a Compra (ou não) de Seus Equipamentos pela Cantora Rita Lee
Alice Cooper no Anhembi: um marco do rock em meio a desafios econômicos.

Em 30 de março de 1974 ocorreu o primeiro grande show internacional de Rock no Brasil. Alice Cooper e sua banda se apresentaram no Anhembi, e eu estava lá com meu amigo João Eduardo.
Estima-se entre 80 a100 mil pessoas no local. No início da segunda música, que foi Hello Hooray, começou um tumulto com pessoas sendo pisoteadas, empurradas, e tudo teve que ser interrompido até que a plateia se acalmasse. O show foi realmente marcante.
O sonho de muitos jovens era de ter uma banda e seguir os passos de seus ídolos, contudo, equipamentos musicais eram caros e poucos podiam comprá-los.
Vivíamos uma época de economia fechada, e tínhamos pouco acesso a produtos importados. Os artigos nacionais eram caros e no mercado de instrumentos musicais não era diferente. O país tinha problemas com sua dívida externa e o controle cambial era rigoroso. Comprar equipamentos importados era caro e difícil.
Neste contexto, ocorreu um fato curioso na época, o de que Rita Lee teria tentado comprar os equipamentos da banda. Alguns dizem que comprou, outros que não, pois Alice ainda teria outros shows na América do Sul, o que o impediria de vende-los.
Se comprou ou não, o fato é que talvez a dificuldade econômica da época pode ter sido o motivo da tentativa, o que demonstra o quanto o controle do estado na economia pode ser prejudicial em todos os setores, até no musical.


