Gestão
Trabalho em Equipe: O Exemplo da Festa Junina em Cana Verde – MG
A lição de uma festa junina: como a colaboração e a responsabilidade compartilhada levam ao sucesso em qualquer equipe

Em junho deste ano passei uns dias em Cana Verde – Minas Gerais, terra natal de minha esposa Marina. A data foi ideal, pois junho é o mês das festas juninas, coisa que sempre gostei e que me traz memória afetiva da infância.
O evento iria ocorrer no sábado à noite, e o entusiasmo era geral. Da varanda da casa já dava pra ver a movimentação dos moradores lá pelas 15h. Uns colocavam as bandeirinhas amarradas por barbante aos postes, outros iam trazendo lenha e montando a fogueira. Em casa já iam sendo preparadas algumas comidas, e nas outras também. Se perguntassem: não vai ter milho? A resposta era, fulana está fazendo. E o quentão? A vizinha da casa de cima vai trazer, ou seja, a parte gastronômica da festa estava garantida.
À noite, tudo já estava preparado. Surgiu uma caixa de som não sei de onde, tocando as músicas para as danças. As mesinhas com os comes e bebes estavam todas preparadas na calçada, e ninguém, nem as crianças mexiam em nada até dar início à festa. A fogueira foi acesa, a as pessoas se organizaram pra dançar a quadrilha.
Tamanha organização me fez pensar que quando todos fazem a parte que lhes cabe, o trabalho flui muito mais facilmente. É uma coisa obvia de se dizer, mas que muitas vezes não é aplicada pelas equipes de trabalho nas organizações. A gestão é mais eficaz quando a responsabilidade é distribuída e todos se esforçam rumo ao objetivo proposto, fazendo com que o papel do líder seja mais de coaching, que ajude a desenvolver e ajudar os colaboradores.

Cana Verde – MG
