Conecte

Rock

Uma Reflexão Sobre Desemprego Com a Música Sugar Mice da Banda Marillion

A história de como a demissão pode se transformar em uma oportunidade de crescimento e reinvenção profissional

Postado

em

um homem de terno, de costas, andando na chuva em uma cidade grande, com uma expressão de esperança, olhando para uma luz brilhante à distância. A imagem deve ser uma foto realista com uma proporção de 16:9.

Ficar sem emprego é, para muitos, uma situação que envolve sentimentos diversos, tais como abandono, culpa, preocupação, desilusão, auto estima abalada, entre outros.

A música “Sugar Mice” da banda britânica Marillion retrata os efeitos que esse momento provoca nas pessoas. Lançada em 1987, Sugar Mice – Camundongos de Açúcar -, retrata o momento de um britânico que se muda para os EUA e não consegue trabalho. O personagem se vê às voltas com sentimentos de fracasso e com as implicações em sua vida pessoal e familiar.

Culpa a si pela situação, sentindo-se derrotado perante a vida e a família. A situação nos mostra que somos frágeis como camundongos de açúcar que se desfazem na chuva. Tanto letra como melodia são lindas, vale a pena ouvir.

Realmente não é fácil, mas ao mesmo tempo em que nos sentimos frágeis, dá para tirarmos dentro de nós a força necessária para superar. Eu vivi isso.

A instabilidade econômica do Brasil em 1999 fez com que a taxa de desemprego apresentasse aumento significativo. Eu, que nunca havia ficado sem trabalho, enfrentei a dura realidade dessa situação. Pai de dois filhos pequenos na época e com as finanças precárias, levei um tempo razoável para me reerguer.

Os sentimentos que me atormentavam lembravam os da canção, porém, quando temos um problema desse tipo, por mais que nos sintamos frágeis devemos continuar caminhando e olhando para a frente sem desistir.  

Entender que é uma fase temporária, que não há culpados, e que são situações que fazem parte do processo de amadurecimento pessoal e profissional de cada um. Ah, e mais uma coisa: o apoio da família é fundamental.

Fazer do limão uma limonada é a receita. Além de buscar emprego 24 horas por dia, procurei me aperfeiçoar e partir para novos caminhos profissionais, como lecionar, por exemplo. Hoje, olho para esse período e percebo o quão importante foi para meu amadurecimento. Saí muito mais fortalecido. Tenho, além de minha atividade como economista na iniciativa privada, o trabalho de professor universitário há 25 anos.

Resiliência, foco, currículo atualizado e bem elaborado, mente aberta para novas oportunidades, aperfeiçoamento profissional constante, e nunca desacreditar do seu potencial, tendo a certeza de que essa situação é temporária, são meus conselhos para superá-la.

Quer saber mais sobre o assunto?

Leia, neste blog, na aba “educação”, o artigo “Recolocação Profissional: Atitudes, Técnicas e Posturas”.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *