Educação
A árvore e a floresta – A necessidade de uma visão holística para os alunos dos cursos de finanças

A metáfora da árvore e da floresta, na qual aquele que, com olhar fracionado, observa apenas a árvore e não consegue entender a relação com todo o ecossistema a sua volta, é bem apropriada para entender a dificuldade que muitos alunos encontram para associar as disciplinas que compõem os cursos de finanças. A chamada interdisciplinaridade. A dificuldade é ainda maior quando o aluno tem pouca ou nenhuma experiência profissional.
“O gestor financeiro é o responsável por maximizar o retorno do acionista, sendo todas as suas ações voltadas para esse fim. Tomar decisões sobre investimentos e financiamentos, planejar, cuidar da lucratividade e da solvência da empresa, são atribuições que impactam direta ou indiretamente na rentabilidade do capital investido “. Uma empresa criadora de valor demanda profissionais com ampla visão do negócio, que tenham formação sólida e completa.
Em uma aula de matemática financeira, quando falamos sobre o cálculo da taxa de juros a ser negociada em um empréstimo de capital de giro, por exemplo, o aluno precisa associar o impacto do custo financeiro dessa negociação no resultado da empresa, resultado este que estará refletido nos demonstrativos a serem analisados na aula de análise de balanços.
Na aula de análise de balanços a associação com a ciência da administração é fundamental, seja para orientar o gerente de vendas para uma melhor negociação com os clientes no que se refere a prazos e margens, ou, o mesmo valendo para o gerente de compras na negociação com os fornecedores, já que boas negociações trarão melhores prazos médios de recebimento e pagamento e melhores indicadores de lucratividade. A ciência da administração tem importância também no desenvolvimento de programas de eficiência e redução de custos e despesas, que, logicamente também trarão impactos nos resultados.
Ao elaborar um orçamento o aluno precisa de uma visão geral para compor as peças orçamentárias, tais como o orçamento de vendas, produção, matéria prima e mão de obra, custo final de vendas, despesas administrativas, fluxo de caixa e investimentos, além de fazer a associação com as ciências econômicas, já que políticas cambiais, monetárias e fiscais terão influência no planejamento e nas decisões a serem tomadas.
Conhecimentos de estatística para elaborar projeções de receitas e despesas em trabalhos de planejamento e projetos e conhecimentos de engenharia econômica para a tomada de decisões. Enfim, é todo um conjunto de conhecimentos que, se bem assimilados e associados, formarão um excelente profissional. Tudo isso parece óbvio aos já profissionais da área, porém não o é para o aluno. Cabe a nós professores não nos atermos apenas à nossa disciplina, mas instigar a associação com as demais, para que o aluno entenda a relação de cada árvore/disciplina no contexto da floresta/curso.
