Gestão
Gestão da Sala de Aula
Do escritório para a escola: as lições de liderança e engajamento que transformam a gestão da sala de aula
A princípio este tema poderia estar na seção de educação, mas decidi pela postagem aqui porque tem muito a ver com gestão de pessoas.
Considero que manter a motivação e o engajamento dos colaboradores em uma empresa é a função mais importante de um líder. Quando todos se sentem parte do processo, a produtividade é muito maior. Um líder deve ser motivador e instrutor, procurando tirar o máximo de seus liderados.
Da mesma forma, um professor é um líder que deve motivar e engajar seus alunos no processo de aprendizado. Mostrar o porquê determinada disciplina está sendo apresentada, e qual a diferença que ela pode fazer na vida profissional e pessoal de cada um deles.
Em uma empresa, quando os liderados enxergam propósito nas suas tarefas, a motivação vai além da remuneração mensal, paralelamente, em uma sala de aula, quando os alunos veem sentido na disciplina apresentada, a motivação transcende a nota da prova.
A participação de todos é fundamental, sugestões, críticas e colaborações devem ser sempre bem-vindas. Recentemente, em uma aula de finanças, sugeri apresentar o conteúdo e os exercícios utilizando planilha eletrônica. A intenção era apresentar o conteúdo em classe através de projeção. Imediatamente, antes que eu tivesse a ideia, um aluno verificou se havia disponibilidade de horário para uso do laboratório de informática, para que todos tivessem uma experiência educacional mais completa, onde cada um teria um computador à disposição para fazer os exercícios, em um aprendizado mão na massa.
Sem dúvidas que a aula foi muito mais produtiva, e o resultado, muito melhor.
